Público-alvo: 7-10 anos
Goiânia é uma cidade que foi planejada para ser a capital de Goiás. Concebida em pensamento antes de se fazer concreta, apresenta peculiaridades decorrentes de um passado singular.
Sua construção é resultado de experiências históricas próprias que significaram, sempre, um ajuste nas trajetórias política, econômica, social e cultural das populações envolvidas.
Este livro procura mostrar uma parte da vida goianiense: para tanto, a autora recorreu à pesquisa bibliográfica e de campo, na intenção de melhor orientar os leitores sobre nossa história e sua articulação com a realidade brasileira.
CONTEÚDO
1. A História é documentada!
• O Brasil, o nosso estado e o nosso município • Cada pessoa tem sua história • Exercícios
2. Você e a comunidade
• Vivendo em comunidade • Vivendo em uma cidade • Município e cidade • A população nas cidades • Exercícios
3. As origens e o desenvolvimento da cidade de Goiânia
• A paisagem goiana • Os seres humanos transformam a paisagem •
A origem de Goiânia • A história de Goiânia • As idéias para a mudança da capital • A mudança definitiva • Que nome dar à nova capital? • Os primeiros dias de Goiânia • Goiânia se torna realidade • A cidade • Uma cidade verde • Exercícios
4. Goiânia no início do século XXI
• O que provocou esse crescimento? • Do que vivemos • A vida em Goiânia • Nossa gente • A música goianiense • Preservando a memória de nossa cidade • O acidente que comoveu a cidade • Exercícios
Avenida Lins de Vasconcelos, 2334 • Vila Mariana • 04112-001 • São Paulo • SP
Tronco-chave: (0.xx.11) 5084-2482
Filial MG: (0.xx.31) 3285-2977 e 3221-1904 • Filial PE: (0.xx.81) 3221-0700 e 3222-2808
Copyright © 2022 por editora HARBRA. Todos os direitos reservados.