10/12/2025
Tese aponta melhora em notas e probabilidade de concluir ensino médio e ingressar no superior, com impacto sobre a renda Elevar a proporção de professores negros nas escolas ajuda os alunos negros não apenas a terem desempenho melhor, mas também aumenta as chances de os estudantes terminarem o ensino médio, chegarem à faculdade e – em consequência disto – alcançarem melhores rendimentos do trabalho. É o que sugere a tese de doutorado do economista Pedro Lopes, da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP). Em seus cálculos, aumentar de zero para 50% a proporção de professores negros – aproximadamente a mesma fatia na população em geral – eleva a probabilidade de conclusão do ensino médio em 1,9%, a probabilidade de entrar na faculdade em 3,9% e de terminar a faculdade aos 25 anos em 5,2%. A maior escolaridade também se reverte em melhora nos rendimentos mensais do trabalho, quando atingem a idade adulta: alta de 2,3%. Veja o texto na íntegra: Valor O Valor Econômico não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra.
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