21/05/2019
O pedagogo norte-americano Henry Giroux defende que todas as disciplinas incorporem o pensamento crítico para promover o combate a ideologias extremistas: A direita não quer que as pessoas pensemHenry Giroux (Providence, EUA, 1943), um dos acadêmicos mais reconhecidos no Canadá e um dos impulsionadores da chamada pedagogia crítica, tem um discurso radical sobre as falhas do sistema educacional. Ele não fala dos resultados dos exames PISA, que medem o conhecimento em ciências, matemática e compreensão leitora dos alunos de 15 anos de idade nos países da OCDE. Aliás, considera que provas padronizadas são uma estratégia da direita para desviar a atenção do verdadeiro problema da educação: não fomentar o pensamento crítico, de modo a criar cidadãos conformistas que não exijam nada das autoridades.Radicado em Toronto, Giroux é conhecido por suas publicações conjuntas com Paulo Freire, um dos pedagogos de referência do século XX por sua teoria da Pedagogia do Oprimido, em que propõe a rebelião dos mais desfavorecidos através do acesso à educação. Giroux, pesquisador da Universidade McMaster de Ontário, foi incluído na obra Fifty Modern Thinkers on Education: From Piaget to the Present (editora Routledge, 2002), que seleciona os 50 pensadores que mais contribuíram para o debate educacional no século XX.Veja o texto na íntegra: El País Brasil
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